terça-feira, 17 de abril de 2012

Você sabe o que é Bromance?

Esse termo é muito utilizado na internet e em críticas de filmes e se você não o leu ou o ouviu em algum lugar, muito em breve acabará por fazê-lo, então resolvi fazer esse serviço de utilidade pública aqui no Blog, já que eu tive que apelar para uma rápida pesquisadinha no Google para me atualizar.
Mas, e aí, o que é Bromance?

Bromance é uma expressão da língua inglesa [bro (brothers) + romance], utilizada para designar um relacionamento íntimo, mas não-sexual, entre dois (ou mais) homens uma forma de intimidade homossocial [homo(mesmo gênero/homólogo)+ social (sociedade)]

Beleza. Bromance quer dizer Gay, certo?
Errado. Bromance não é gay, nem amizade colorida entre homens ou a relação entre rapazes "enrustidos", nada disso e apesar da definição do termo ser um pouco confusa é bem fácil distinguir quando se trata de um Bromance ou de Homossexualidade.

O termo é só uma expressão recente para algo que vemos desde nossa infância em livros e produções cinematográficas ou televisivas. Em um resumo simples, o Bromance nada mais é do que uma amizade entre dois homens que não tem vergonha de expressá-la por medo de parecer gay ou qualquer outra coisa.

A relação entre Batman e Robin é um grande exemplo de Bromance. Desde as HQs, a série dos anos 60 ou a moderna versão dos anos 90 a forte amizade entre os dois é destaque.


Kirk e Spock também são um ótimo exemplo de Bromance, desde a série clássica ao badalado filme de 2009.


O senhor dos anéis teve vários núcleos de Bromance, principalmente a partir das Duas Torres, com a separação da sociedade. Destaque óbvio para Frodo e Sam.


Legolas e Aragorn também não ficam atrás.

Luke Skywalker e Han Solo não hesitavam em largar tudo para ir ajudar um ao outro nos filmes clássicos.


Assim com Obi-Wan Kenobi e Quin Gonn Jinn nos prequels.


Dr. House e Dr. Wilson tem uma relação tão "bromântica" que foram até matéria de capa de uma revista de TV americana.



Sherlock Holmes e o Dr. John Watson, tanto na versão da série da BBC como nos filmes americanos demonstram na medida a relação de bromance.


E claro, o clássico Bromance que todos amam, Chandler e Joey de Friends.


Eu te amo, cara (I Love You, Man) é um filme de comédia lançado em 2009 que foi bem no embalo do termo e colocou toda a essência do Bromance no enredo. Vale a pena, é bem divertido.

Não é só nos filmes, livros e séries que temos os Bromances, o mundo real é cheio de bromances famosos, Tim Burton e Johnny Depp são um grande exemplo

Depois de toda essa explicação vem a pergunta:
Então o Bromance é qualquer amizade entre dois caras, certo?
Errado. Como eu expliquei antes, é sim uma AMIZADE, mas não é aquela amizade de tapinha nas costas e "Falow aew mah". É uma relação forte, sem medo de assumir a amizade em público e abraçar, beijar (o rosto ou qualquer parte do corpo apenas por carinho, sem intenção sexual) ou dizer "eu te amo", amigos também dizem isso.

Por isso o Bromance é tão confundido com o Homossexualismo e os próprios exemplos que eu citei acima já levantaram dúvidas sobre a orientação sexual na cabeça de alguém ou foram motivo de piadinhas maliciosas ("Hummmmmmmmmmmmmmm... Boiola" por exemplo).

Eu gosto de filmes e séries que tem essa relação como foco principal. E você gosta do gênero ou conhece outros exemplos de Bromance? Posta aí sua opinião nos comentários.

Abraço ;D

29 comentários:

  1. Em filmes de guerra,vemos muito exemplos assim.

    Isso é inerente a raça masculina,acho que vem desde a época das cavernas em que tínhamos que trabalhar em equipe e confiar muito um no outro para sobreviver.

    ResponderExcluir
  2. Bacana... Acho que uma forma fácil de definir o Bromance é tipo o "irmão que a gente escolheu", aquela amizade que é tão forte que os amigos se consideram como irmãos mesmo. (Apesar de existirem muitos irmãos de sangue que se odeiam, hehe.)

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, eu conheço vários casos de bromance entre amigos meus, principalmente entre rapazes que mantém bandas juntos. É preciso muito amor para aguentar juntos os trancos da carreira que eles escolheram, enfrentar rotina de ensaios, shows, estrada, etc. E na verdade eu fico feliz de viver num mundo em que os homens possam manifestar o afeto uns pelos outros do mesmo jeito que nós, meninas.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do seu texto, bem legal mesmo! Ah, acho que a coleguinha aí de cima tá um pouco ressentida com os machos de plantão..=]

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Adoro <3 pena que as pessoas confudem com romance :/ O Louis fica retado com isso, por isso que eles se afastaram mais. Droga.Eu amo quando eles tão juntos *-*

      Excluir
    2. Pegar no saco é prova de amor de abiguinhos? Eu n pego nos peitos das minhas amigas pra demonstrar amor! Eles se pegam sim sao longe de serem só amigos!

      Excluir
  6. Um bom exemplo de Bromance atual, é a banda One Direction... Eles são amigos e não tem medo de serem julgamentos errado...

    ResponderExcluir
  7. dá mais é inveja mesmo, akeles homens todos lindos, se pegando abraçando e tals :( mas tem uns q parecem estar escondendo algo, disso pra se apaixonar pelo amigo é um pulo...

    ResponderExcluir
  8. o moca so acho q vc ao generalizar afetou a todos os homens icluindo seu pai...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. a tá que mulher não vive se declarando, sei, aham, sabe muito você, a proposito te amo mesmo sem saber que é você S2

    ResponderExcluir
  10. Nao sei nem se isso vai ser lido e se depois eu vou voltar pra ver se teve resposta. Pois bem, sou gay e tenho bromance com todos os meus amigos heteros então! E tenho uma pancada de amigos. Se voce vai afundo nessas pesquisas de gênero, vai entender o que vou dizer agora: sou apaixonado por um HETERO e sou melhor amigo dele, mas ja aconteceu de nos beijarmos algumas vezes. Isso deixa de ser bromance por já ter existido beijo?

    E a propósito, o sufixo "ismo" se remete a doenças, como por exemplo traumatismo ou estrabismo, então o termo certo é "a homossexualidade" e não "o homossexualismo".

    Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Carlos seu amigo não é hetero se ele te beija e gosta, ou é homossexual ou bissexual, pois um hetero jamais beijaria amigo homem, onde há amizade tipo irmão não existe disso entende, e realmente o certo é homossexualidade e não homossexualismo, pois os manuais de psicologia não consideram a homossexualidade ou bissexualidade doença,

      Excluir
    2. Creio firmemente que a questão do bromance está na origem de tal amizade. Geralmente, boas e verdadeiras amizades se iniciam de forma despretenciosa e duram bastante tempo! Se você iniciou essa amizade sem segundas intenções, trata-se de um bromance que se transformou numa paixão; se começou com segundas intenções, então nunca foi um bromance.

      Excluir
  11. Atualmente, tenho um colega no trabalho de quem me sinto bem próximo, sendo que há muito tempo eu não tinha esse sentimento por ninguém. Não sei se é "bromance", mas afirmo, com certeza, que, para mim, é inconcebível beija-lo ou qualquer outra atitude mais íntima. Acho que se dois amigos ficam querendo se beijar ou se tocar, eles estão sentindo algo mais do que amizade. Esta é minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bromance não se trata apenas de meros "toques" ou abraços daqui e dali... Trata-se de uma amizade verdadeira E SEM PRECONCEITOS, ou seja, se os dois vêem a necessidade de se abraçar em público naquele breve momento, eles o fazem sem problemas! Essa é a questão do bromance: não ter vergonha de demonstrar carinho pelo outro, mas sem ser forçado. P.S.: numa amizade, as coisas não devem ser forçadas.

      Excluir
  12. Alguém aí foi trocada por outro homem. Oops.

    ResponderExcluir
  13. eu queria sabeer como vc fez essas colagens de fotos

    ResponderExcluir
  14. ficou tudo bem esclarecido! =D

    ResponderExcluir
  15. eu tenho Bromance com muitos amigos meus e não vejo nada de errado, se as mulheres podem se bjar e se abraçar pq nós homens não podemos mostrar o quanto gostamos de nossos amigos da mesma maneira?? Só pq a sociedade acha isso gay ou estranho ?? ou Pq vc na sua convicção acha isso errado?? Cada um tem sua opinião, se não gosta só não fazer ué, ninguém é forçado a fazer nada, porém também ninguém tem q ficar julgando amizade e atitude dos outros!!
    Antes q alguém pense q eu sou gay ou bi, já vou deixar claro q sou hetero, homem e tenho namorada kkkkkkk, e é um namoro q já dura a 3 anos, minha namorada ela elogia eu e minhas amizade, ela no começo q não entendi ela julgava também estranho pq eramos tão carinhosos uns com os outros, ela até zuava a gente kkk nunca ligamos, pq inclusive ela mesmo ja confundiu um deles com meu irmão só pelo fato de ser muito colocado com ele e intimido!!
    Só digo uma coisa, pode confiar, abraçar, dar bjo, em qualquer amizade sua (homem ou mulher) é muito bom, essa sensação de confiança e intimidade é bom d+!! Podemos dividir a mesma cama, sendo até mesmo de solteiro, só pelo simples fato de gostarmos de ficar ate tarde conversando e ainda sem querer dormi abraçado e não ver maldade nisso, pq afinal são amigos (sem homem ou mulher) eu tenho intimidade assim com varios amigos e amigas minhas e minha namorada tem até ciume kkk acho legal o ciúme dela, mas quando existe confiança não precisa ter medo de traição!! Então em resumo é isso, amo meus amigos e amigas, tenho bromance com eles e não tenho vergonha de falar kkkk XD

    ResponderExcluir
  16. Baaah, frescura do caramba! Mania de BR querer adotar girias de gringo, uma baboseira sem tamanho. " bromance " nao passa de um nome fresco pra pessoas frecas que não tem mais o que inventar.

    ResponderExcluir
  17. Tipo aquele anime "Free!" <3 Um puta bromance a relação dos personagens principais, mas as fujoshis insistem em se iludir, assim como as fãs de Larry, pq em ambos os casos vemos uma clara relação bromance.

    ResponderExcluir
  18. Coisa mais normal do mundo, irmão é irmão e era isso. O problema é que não dá pra definir uma amizade com uma corruptela de romance. Eu não tenho um romance com meu pai, nem minha mãe. O termo inerentemente leva para uma conotação gay, logo não é uma palavra adequada para definir o que se propõe. Eu e meus amigos que temos essa amizade nos tratamos por irmãos, sem dizer que temos bromance e sem essa de ter ou não vergonha de achar que alguém pode achar algo gay, porque simplesmente não é.

    ResponderExcluir
  19. eu busco um bromance mas aqui em brasilia ta foda so vidagens mesmo alguem ai de brasilia pensa assim tb me add ai 61 993058658

    ResponderExcluir
  20. Tem que rir pra não chorar mesmo. Femista maluca e obcecada, só digo isso. Vai se tratar.

    ResponderExcluir
  21. Olha por causa de uma playlist do spotify "lofi hip hop music to study and relax to" de Stranger fruits com uma música intitulada Bromance onde eu vim parar, um post de um blog de 2012 hahahahah... Saudade de quando eu tinha um, aliás li os comentários todos, alguns já destilavam hate, mesmo sem a palavra ser usada rs. Quanto ao Bromance dá pra resumir em amor de brothers, (falei amor e não sexo ou pegação). Tenho alguns amigos próximos, e digo que é mais pra esse lado de cuidar tipo um pai cuidaria de um filho, com respeito, afeto enfim cumplicidade. É bonito ver amizades verdadeiras, onde a opinião dos outros não interfere, um abraço a todos e muita paz!

    ResponderExcluir
  22. Poxa... Achar esse post, apesar de bem antigo, foi reconfortante pra mim. Sério mesmo. Vivi um dilema na minha cabeça por achar que estava descobrindo uma possível bissexualidade já depois de adulto, casado com uma mulher e com filho. Explico: Fiz amizade com um cara num momento bem delicado de ansiedade, tristeza, etc que eu estava passando. Por conta disso, eu meio q me fechei e não contava pra minha esposa (até mesmo como uma forma de poupá-la). Encontrei esse cara que me ouvia, me dava atenção e tal. Acabei meio q confundindo as coisas achando q ele me dava tanta atenção q isso poderia ter algo de cunho homossexual. Mas na verdade, eu só gosto de conversar com ele, tá com ele e tal, até pq eu acho ele bem parecido comigo. Nada de atração física ou sexual. Nem acho ele bonito...Kkk E eu ficava tipo: "o que é q tá acontecendo na minha cabeça? Eu não sinto nada de sexual por ele, mas sinto vontade de tá perto, conversar, ajudar, ser brother msm... O q é isso?!" Isso me deu um nó na cabeça, mano... Até eu entender q isso é normal do ser humano e que o nosso machismo é que não deixa a gente expressar o nosso afeto para outro homens foi beeeem tenso... Hj tô mais tranquilo em relação a isso e nossa amizade vai muito bem, obrigado. Às vezes, acho q minha esposa fica meio desconfiada da nossa amizade depois q eu contei tudo pra ela. Mas já assegurei pra ela q ela e unicamente ela é a minha parceira sexual e companheira e eu a amo, mas também amo meu amigo, mas são amores diferentes... Às vezes até eu fico meio tipo me perguntando o pq de eu ser assim, mas tipo: Ah, tô nem aí mais sabe? Não vou ser menos homem por expressar meus sentimentos por um outro homem. É isso.

    ResponderExcluir

Comente! Divida sua opinião a respeito do post!
- Os comentários não são moderados, sua opinião mesmo que diferente da expressa na postagem é válida e poderá ser lida por todos, portanto tente manter o respeito e o bom nível da discussão.
- Evite comentários preconceituosos e com apologia ao crime.
- Pode deixar o link para divulgar o seu blog, porém use o bom senso, esse é um espaço reservado para comentar a matéria e não apenas para deixar um link aleatório.