quarta-feira, 1 de junho de 2011

Donnie Darko

Contém Spoiler.

"A história se desenrola em uma atmosfera sombria do fim dos anos 80, em uma pequena cidade claramente dividida entre liberais e conservadores. Nesse turbilhão se encontra Donnie Darko (Jake Gyllenhaal), um garoto considerado problemático com alguns traços de esquizofrenia (assim caracterizado pela psiquiatra que ele frenquenta, Ms. Thurman). Em uma noite, um coelho monstro gigante acorda Donnie, salvando sua vida, pois, repentinamente, um motor de avião despenca do céu caindo exatamente na cama de Donnie. O coelho monstro gigante ainda profetiza que o mundo irá se acabar dentro de pouco tempo, este mundo, Donnie entenderá ser o mundo pessoal dele. Donnie se mostra dividido entre a realidade e suas alucinações, junto a isso, muitos questionamentos sobre o sentido da vida e, principalmente, da morte."

Parafraseando Clark Gable, no clássico E o vento levou... Francamente, meus queridos, eu não dou a mínima para essa sinopse. Em nada ela define esse filme.
O pano de fundo, como dizem, a sinopse até retrata bem, mas o filme em si, nem de longe. O filme é de 2001 (não se deixem enganar pelo rosto do protagonista que não mudou quase nada nesses 10 anos), mas aborda temas sempre atuais como existencialismo, medo, solidão e até teorias da física moderna.

Como esclareci no post anterior, Donnie Darko merecia uma atenção especial, pois é um daqueles filmes que cada um enxerga de um jeito, cada um tira suas próprias conclusões dos elementos apresentados e olha que não são poucos, vão desde viagem no tempo a Teoria do buraco de minhoca, de John Hheeler.
Em física, um buraco de verme ou buraco de minhoca é uma característica topológica hipotética do continuum espaço-tempo, a qual é, em essência, um "atalho" através do espaço e do tempo. Um buraco de verme possui ao menos duas "bocas" conectadas a uma única "garganta" ou "tubo". Se o buraco de verme é transponível, a matéria pode "viajar" de uma boca para outra passando através da garganta. Embora não exista evidência direta da existência de buracos de verme, um contínuum espaço-temporal contendo tais entidades costuma ser considerado válido pela relatividade geral.
Entenderam? Nem eu! Enfim essa teoria afirma basicamente que você pode viajar de um "universo" a outro por um determinado espaço (o tal buraco de verme/de minhoca), no caso de Donnie, o lugar em que ele vivia no período de aproximadamente 28 dias (Sim, é bom da uma olhadinha na nossa amiga de sempre, Wikipédia, para entender essa parte da trama).



Bem... Voltando ao filme em si, Donnie é um rapaz solitário com problemas emocionais que tem um amigo imaginário muuuuito estranho, um coelho gigante, ou melhor alguém fantasiado de coelho. O tal coelho, Frank, dá conselhos a Donnie, conversa com ele, fala sobre os acontecimentos dos próximos dias, sobre a índole dos vizinhos, enfim Frank sempre acerta, o que deixa Donnie ainda mais confuso, uma vez que ele como foi dito, tem problemas emocionais, porém o que o que há de mais verdadeiro em sua vida é o que se passa na sua "imaginação".
Tudo fica ainda mais tenso quando Frank salva a vida de Donnie.


Aí começam os questionamentos:
1- Se Frank faz parte da imaginação de Donnie, como ele pode dar avisos a ele sobre o que acontece na vizinhança e sobre as pessoas ao redor quando o rapaz não está olhando?
2- Mesmo que Frank faça parte da imaginação de Donnie, como ele prevê o futuro?
3- Donnie tem realmente problemas psicológicos ou dons sobrenaturais?
4- Geeeeeente, que cena mais tensa é essa do cinema???
-Por que você usa essa fantasia idiota de coelho?
-Por que você usa essa fantasia idiota de homem?


A trama se interrelaciona, pontos se interligam e o "final" está ali, para cada um tirar suas próprias conclusões.
Existem na internet vários sites que tem a pretensão de explicar o filme como uma receita de bolo. Eu não farei isso. Assistam porque vale a pena e não pensem que é difícil e chato porque NÃO É! Confesso que a primeira impressão que tive ao ver as imagens antes de assisti-lo foi "Aff, esse filme deve ser o Ó, peeeense, um coelho esquisito e um maluco." Bem, eu estava enganada, é muito bom e te faz refletir.



Minha concepção da história, talvez a sua seja diferente:

Donnie tinha poderes psiquicos e podia prever acontecimentos futuros, porque conseguiu enxergar que estava vivendo em um buraco de minhoca, ele sabia que ia morrer e seu subconsciente criou Frank. Donnie, de fato, tinha problemas emocionais e por isso sua habilidade especial ficava camuflada nas imagens confusas do namorado da irmã que se fantasia de coelho na festa de halloween, o qual ele só conhece no final do filme, nas alucinações sobre os campos magnéticos e no modo como ele respondia os professores, de forma completamente desequilibrada (como se soubesse que aquela seria sua última chance de falar o que pensava do mundo).
Donnie também se impressionou muito com o que Vovó Morte lhe disse sobre morrer sozinho. Essa personagem, a maluca da cidade, é outra com as mesmas habilidades do rapaz e leva a vida esperando por uma carta que nunca chega (pelo menos não até Donnie escrever para ela.)Vovó Morte SABIA que ele escreveria, só não sabia quando exatamente.



Já o avião que perde a turbina é o mesmo em que sua mãe e irmã vinham e aquele momento é onde os dois universos se cruzam, Donnie sabia disso por isso levou Gretchen, sua namorada atropelada por Frank, o de carne e osso (e fantasia)para lá. Justamente o local onde Donnie acorda no começo do filme.
Ainda em vida, Donnie atirou em Frank e o matou e desmascarou o picareta Jim.
Ao morrer na queda da turbina, Donnie salva a mãe, a irmã, Frank e Gretchen, ou seja universo estava como devia estar, Donnie morria e os outros viviam.
Antes de aceitar sua sina Donnie ri, porque sabia o que ia acontecer e mesmo assim aceitou sem protestar e todos que tiveram suas vidas influenciadas por Donnie sentiram sua morte de alguma forma.








Donnie Darko é daqueles filmes únicos em todos os sentidos, somente assistindo para ter noção do quanto é interessante! Não deixem de ver!

Gostou? Comente!
Veja também: Sessão Indie/Cult

12 comentários:

  1. Oi, Michele :)
    Fiquei bastante impressionada com o contexto do filme.
    Muito interessante sua interpretação. Não conhecia esse filme.
    De alguma forma, lembrei de "Onde vivem os monstros", embora provavelmente não tenha semelhanças com esse outro filme.
    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana,
    O "climão" que prevalece durante o filme é bem parecido com o de Onde vivem os Monstros.
    Se você gostou de um vai gostar do outro, pois ambos abusam da psicologia e a fotografia e a trilha de Donnie Darko são ótimas assim como a do filme dos monstrinhos, não mencionei no texto mas é outra grande qualidade do filme.
    Sem falar no elenco, Patrick Swayze, Drew Barrymore dentre outros! Vale a pena dar uma conferida!
    Bjs!

    ;D

    ResponderExcluir
  3. Nossa! você escreve muuuito bem!!! Ei, já coloquei seu blog na minha página blogs parceiros...



    Bjs,
    Myrla

    ResponderExcluir
  4. O que eu amo neste filme é o clima oitentista. A obra é de 2001, mas a estrutura é similar à dos filmes adolecentes dos anos 80, tipo Clube dos Cinco, A garota de rosa-choque, Namorada de aluguel entre outros. Mas é claro que a trama caminha para um lado muito mais complexo e obscuro e, por isso mesmo, mais instigante.

    A trilha musical dispensa comentários: Tears for fears; Echo & the Bunnyman.
    Minha cena favorita? Aquela feita quase toda em plano-sequência, mostrando a rotina do colégio ao som de Head over heels.
    O filme é foda, assisti duas vezes seguidas, mas já faz um tempo. Preciso assistir novamente.

    Eis a cena que mencionei (destaque para a coreografia das pirralhinhas; na época que assisti fiquei tão empolgado com o filme que essa dança virou uma forma de cumprimento entre eu e meus amigos..kkk)

    http://www.youtube.com/watch?v=AXwelEWpPXs

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente o melhor filme que que já assisti na minha vida. Choro litros toda vez que vejo e olha que é o único filme que me faz chorar. Trilha sonora perfeita, historia perfeita. Sem mais comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre revejo a cena final ao som de Mad world.

      Excluir
  6. porr4 de butterfly effect! donnie darko eh show! finalmente encontrei (americanas), comprei e ja assisti umas 3 vezes...vale (e muito) a pena!
    Grato!

    ResponderExcluir
  7. Primeiro filme que me fez chorar,mas tbm, com um final daquele e ainda colocam a música Mad World, música de outro filme triste, Elefante, aí não deu pra aguentar as lágrimas.

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca assisti e já estou chorando e baixando, valeu!!!! Mas seu eu não chorar...

    ResponderExcluir
  9. Sua interpretação sobre a lógica do filme foi muito boa. Eu acho que é por aí mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Sabe o que quer dizer o "buraco de minhoca"?
    "Em física, um buraco de verme ou buraco de minhoca é uma característica topológica hipotética do continuum espaço-tempo, a qual é, em essência, um "atalho" através do espaço e do tempo. Um buraco de verme possui ao menos duas "bocas" conectadas a uma única "garganta" ou "tubo". Se o buraco de verme é transponível, a matéria pode "viajar" de uma boca para outra passando através da garganta. Embora não exista evidência direta da existência de buracos de verme, um contínuum espaço-temporal contendo tais entidades costuma ser considerado válido pela relatividade geral."

    Esse texto quer dizer que esse buraco de minhoca é o modo que alguns físicos acreditam que se possa viajar no tempo.
    Logo o coelho pode ser ele fantasiado, né?
    Mas eu não sei, não assisti o filme AINDA, mas a impressão que tenho é essa, ainda mais pelo que li do buraco de minhoca.

    ResponderExcluir
  11. This paragгаph is actuallу а gooԁ οnе іt assists
    new wеb vieweгs, whо are wiѕhing for blogging.


    My weblog - visit this website link
    My web page > Http://Www.Wiki.Truck-Gigant.De/

    ResponderExcluir

Comente! Divida sua opinião a respeito do post!
- Os comentários não são moderados, sua opinião mesmo que diferente da expressa na postagem é válida e poderá ser lida por todos, portanto tente manter o respeito e o bom nível da discussão.
- Evite comentários preconceituosos e com apologia ao crime.
- Pode deixar o link para divulgar o seu blog, porém use o bom senso, esse é um espaço reservado para comentar a matéria e não apenas para deixar um link aleatório.